17 de dezembro de 2010

Prémio Pessoa: A cientista Maria do Carmo Fonseca é a vencedora deste ano


Lisboa, 17 dez (Lusa) - A cientista Maria do Carmo Fonseca venceu o Prémio Pessoa 2010, anunciou hoje o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.
 
O presidente do júri justificou a atribuição do prémio à professora catedrática e diretora do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa pela "cultura de rigor" na prática científica que este instituto promove e que tem sido "determinante na atração de uma plêiade de jovens investigadores, muitos dos quais doutorados fora do país, que constituem a garantia de uma excelência que se tem afirmado cada vez mais nos últimos anos".

"Ao conceder este prémio a Maria do Carmo Fonseca, o júri quis reconhecer também a importância da ciência no desenvolvimento do país e afirmar a sua confiança no futuro da investigação básica em Portugal", sublinha a ata da reunião do júri.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, sublinhou o facto de a investigadora ter uma "carreira impressionante" em Portugal e no estrangeiro.

Sublinhou tratar-se de uma pessoa que conseguiu criar um instituto com a importância do de Medicina Molecular e que criou escola.

"Julgo que há aqui (...) uma chamada de atenção para a importância da ciência e para a maneira como a ciência se tem desenvolvido em Portugal. A investigação científica, sobretudo nestas áreas, tem-se desenvolvido (...) e isso é um fator positivo num momento em que nós, com a nossa tendência pessimista, tendemos a só ver as desgraças e a não ver também os aspetos positivos", sublinhou.

Já Mário Soares, que também integrou o júri, disse à Lusa ter ficado "muito satisfeito" com a escolha.

"Há muito tempo que eu tenho andado a dizer que me parece que a ciência portuguesa vai na ponta dos maiores desenvolvimentos, nós temos cientistas extraordinários", disse, acrescentando que a investigadora está à frente de 350 pessoas que se dedicam à investigação em áreas que são "completamente inovadoras no mundo".

Por seu turno, a investigadora Maria de Sousa, que integrou o júri, disse que "em ciência não há Saramagos e que em ciência o cientista só existe pelo contexto”.

Sublinhou que a premiada foi sujeita a uma "grande avaliação externa no início dos anos 1990", acrescentando que neste momento lidera uma equipa de 350 pessoas com 30 grupos de investigação.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é promovido pelo jornal Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos e destina-se a reconhecer pessoas de nacionalidade portuguesa que tiveram uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país.

Francisco Pinto Balsemão (presidente), Fernando Faria de Oliveira (vice-presidente), Alexandre Pomar, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto Moura, João José Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares, Miguel Veiga, Rui Baião e Rui Vieira Nery são os elementos do júri.

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, venceu o prémio em 2009. Entre as personalidades distinguidas contam-se o historiador José Mattoso (1.ª edição 1987, a pianista Maria João Pires (1989), o escritor José Cardoso Pires (1997), os arquiteto Eduardo Souto Moura (1998) e Carrilho da Graça (2008), os cientistas António e Hanna Damásio (1992) e Manuel Sobrinho Simões (2002) e o constitucionalista Gomes Canotilho (2003).