8 de dezembro de 2010

Descoberto um manuscrito de Leonardo da Vinci em Nantes

Um fragmento de um manuscrito do célebre artista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) foi reencontrado por acaso numa mediateca de Nantes, em França.

A descoberta deve-se a uma jornalista local, do jornal “Presse-Océan”, que ao ler uma biografia do artista, escrita por Serge Bramly, percebeu que um manuscrito de Leonardo estava guardado na mediateca de Nantes. O livro fazia referência ao manuscrito e identificava o local onde estava guardado. O documento tinha sido dado à cidade por um coleccionador, há 137 anos.

A direcção da mediateca não tinha qualquer conhecimento do documento, mas foi reencontrado duas semanas depois de uma pesquisa intensa.

O documento escrito por Leonardo da Vinci pertencia a uma colecção de três mil cartas e manuscritos cedidos à cidade por um coleccionador muito rico e conhecido na época, Pierre-Antoine Labouchère (1807-1873). Também em 2008, foi descoberta uma partitura inédita de Mozart, que fazia parte da mesma colecção.

O novo manuscrito mede 10 cm sobre 20 cm e é feito de chiffon de algodão, está escrito em italiano do século XV e da direita para a esquerda – uma característica do artista – e a sua leitura é apenas possível através de um espelho.