15 de dezembro de 2010

Comunidades: Netinvest vai ser lançado em janeiro, garante secretário de Estado

Lisboa, 15 dez (Lusa) - O programa Netinvest, para atrair o investimento de empresários portugueses no estrangeiro e promover a internacionalização de empresas portuguesas, vai ser lançado em janeiro, anunciou hoje o secretário de Estado das Comunidades, António Braga.

“As condições orçamentais para que arranque estão estabilizadas e a partir do mês de janeiro lançaremos o programa que é uma espécie de via verde entre empresários da diáspora e empresários que têm a ambição de internacionalizar o produto ou as suas empresas em Portugal”, disse o governante.

Lançado no final de 2007, depois de ter sido estudado pelo Governo durante cerca de dois anos, o Netinvest tem sido sucessivamente adiado.

“Não há tradição de haver programas e políticas públicas dirigidas a este setor muito especial e essa dificuldade acrescentou algum tempo de maturação ao programa”, justificou António Braga.

De acordo com o secretário de Estado, este programa é “inovador” e faz uma “rotura com todas as formas e modelos de colaboração com os empresários da diáspora”.

O programa vai ser dotado de uma verba inicial de quatro milhões de euros no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).