21 de dezembro de 2010

Grande Prémio de Literatura Biográfica atribuído a A. Campos Matos


“Eça de Queiroz – Uma Biografia”, de A. Campos Matos, foi o vencedor do Grande Prémio de Literatura Biográfica 2008/2009 atribuído pela Direcção da Associação Portuguesa de Escritores.

A vitória da obra de A.Campos Matos, que nasceu na Póvoa de Varzim em 1928, foi unânime, segundo o comunicado da Associação Portuguesa de Escritores. A nota destaca a “apurada e rigorosa investigação, tanto da vida como da obra do autor estudado; o aprofundamento dos dados até agora existentes e apresentação de novos elemento [que] constituem um contributo importante para o esclarecimento de dúvidas ainda persistentes em outros biógrafos”.

Ainda de acordo com o comunicado, foram admitidas a concurso 21 obras de escritores portugueses, publicadas por 14 editoras diferentes, “nos domínios da biografia e autobiografia, de memórias e diários”. O júri, que foi presidido por José Correia Tavares, era composto por Liberto Cruz, Silvina Rodrigues Lopes e Vergílio Alberto Vieira.

A.Campos Matos, arquitecto de formação, colabora regularmente com o Jornal de Letras e escreveu vários livros sobre Eça de Queiroz, como “Imagens do Portugal Queirosiano”, publicado pelas Edições Terra Livre em 1976.

Em edições anteriores, o galardão distinguiu livros de Maria Teresa Saavedra, Eduardo Prado Coelho e João Bigotte Chorão.