3 de dezembro de 2010

Comunidades: Governo lança portal para media da diáspora


Lisboa, 02 dez (Lusa) - O Governo lançou hoje uma plataforma eletrónica que permite a troca de informação entre órgãos de comunicação social de expressão maioritariamente portuguesa distribuídos em todo o mundo.

“Trata-se de uma plataforma que disponibiliza para todos os media que se exprimem maioritariamente em língua portuguesa no mundo inteiro poderem interagir entre si, trocando informação”, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades, António Braga.

No final da apresentação, o governante disse ainda aos jornalistas que, numa segunda abordagem, o Lusomedia pode “beneficiar os órgãos de comunicação social em Portugal que, nesta plataforma, poderão pesquisar e encontrar conteúdos que eventualmente possam enriquecer o seu trabalho noticioso”.

Para António Braga, esta plataforma é também uma oportunidade para os “empresários tomarem conhecimento do que se passa lá fora” e “poderem tomar opções quanto a investimentos e divulgação dos seus produtos”.

“Este é um projeto que nos permite aproximar mais dos portugueses que estão lá fora”, defendeu.

Segundo Luís Barreiras, diretor deste projeto, uma das vantagens do Lusomedia é “juntar centenas de portais que passam despercebidos ao público português”.

O Governo português pretende, numa segunda fase, alargar esta plataforma aos meios de comunicação social lusófonos.

Os media que se queiram juntar ao Lusomedia têm de aceder ao site, disponível através do endereço www.secomunidades.pt, enviar os seus elementos e serão incluídos no portal de forma gratuita.

É-lhes ainda fornecida uma palavra passe para poderem interagir com os outros órgãos já inscritos.

O Lusomedia irá ainda ter um blogue e está a ser considerada a possibilidade de se criar um tweeter próprio.

Hoje, primeiro dia de funcionamento do Lusomedia, já estavam inscritos no portal 33 órgãos de comunicação social da diáspora.