17 de dezembro de 2010

Cinema: Filme "Mistérios de Lisboa" distinguido com prémio francês Louis Delluc


Lisboa, 17 dez (Lusa) - O filme "Mistérios de Lisboa", do chileno Raúl Ruiz, foi considerado hoje o melhor filme de 2010 em França, pelo júri do prémio Louis Delluc, revelou à agência Lusa Paulo Branco, um dos produtores da longa-metragem.

O prémio Louis Delluc, criado em 1937, é atribuído por um grupo de 20 personalidades e críticos do cinema francês e é atualmente presidido por Gilles Jacob, presidente do festival de cinema de Cannes.

Além de "Mistérios de Lisboa", que tem produção luso-francesa, estavam ainda nomeados "Carlos", de Olivier Assayas, "Dos homens e dos deuses", de Xavier Beauvois, "O escritor fantasma", de Roman Polanski, "Tournée", de Mathieu Amalric, "White material", de Claire Denis, "Des filles en noir", de Jean-Paul Civeyrac, e "La princesse de Monpensier", de Bertrand Tavernier.

Com mais de quatro horas de duração, "Mistérios de Lisboa" é uma adaptação para cinema do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, um fresco sobre a sociedade portuguesa de finais do século XIX, protagonizado por um extenso grupo de atores portugueses e franceses.

O filme, que valeu ao realizador chileno Raúl Ruiz um prémio no festival de San Sebastian, em Espanha, e o Prémio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo, estreou-se nos cinemas nacionais em meados de outubro e está ainda em cartaz no cinema Medeia King, em Lisboa, e em diversas localidades do país. Será exibido no Cine-Teatro S. Pedro, em Abrantes, no dia 22 de dezembro. Em janeiro, "Mistérios de Lisboa" poderá ser visto em Faro, Portimão e Sesimbra.

No primeiro mês, somou cerca de onze mil espetadores em Portugal.

Em França, o filme continua em exibição em cinco salas de cinema de Paris e também em cidades como Bordéus, Lyon ou Toulouse, estando programadas mais salas noutras cidades para breve.

"Mistérios de Lisboa", um dos mais ambiciosos projetos do cinema português, com um orçamento de 2,5 milhões de euros, será exibido na RTP em formato minis de seis episódios.

Em 2009, o prémio Louis Delluc foi atribuído a "Um profeta", de Jacques Audiard.