15 de dezembro de 2010

Gastronomia: Autores portugueses distinguidos com prémios da Gourmand World Cookbook


Lisboa, 15 dez (Lusa) - Os livros “Os Dias de Saturno”, de Paulo Moreiras, “Doce Lisboa”, de Clara Azevedo e Luís Chimeno Garrido, e "Fialho - Gastronomia Alentejana", de Alberto Franco, foram distinguidos pela organização Gourmand World Cookbook Awards, foi hoje anunciado.

Os três livros foram considerados os melhores publicados em Portugal na área da culinária e irão agora concorrer com as melhores escolhas literárias internacionais na área gastronómica, realizadas pela organização que no ano passado distinguiu “Uma Cozinha no Douro”, de Rui Paula, publicado pela QuidNovi, com o Prémio Best First CookBook.

O veredito internacional será divulgado a 03 de março, em Paris.

“Os Dias de Saturno” foi premiado com o Prémio Best Culinary History Book e “Doce Lisboa – Guia e Receitas das Melhores Pastelarias” arrecadou os prémios Best Desserts Book e Best Guide, ambos editados pela Quidnovi.

O álbum "Fialho - Gastronomia Alentejana – Alentejo Cuisine", de Alberto Franco, com fotografias de José Manuel Rodrigues, além de historiar o Restaurante Fialho, em Évora, inclui receitas de Gabriel Fialho e Manuel Fialho, tendo sido distinguido com o Prémio Best Chef Book.

O Gourmand World Cookbook Awards foi fundado em 1995 por Edouard Cointreau e tem como objetivo premiar anualmente os melhores livros na área da culinária e vinhos.

A ação de “Os dias de Saturno” desenrola-se no século XVIII, começando precisamente no dia 07 de novembro de 1699, quando no Convento de Cristo, em Tomar, se reúnem para observar um eclipse do sol Domingos Rodrigues, cozinheiro do Rei D. Pedro II e autor do primeiro livro de cozinha publicado em Portugal, e o médico da Casa Real João Curvo Semedo, um dos mais conceituados do seu tempo.

Paulo Moreiras tinha publicado anteriormente “A Demanda de D. Fuas Bragatela”.

“Doce Lisboa – Guia e Receitas das Melhores Pastelarias” é um roteiro pessoal do top das 20 melhores confeitarias e pastelarias lisboetas, entre elas, a Antiga Confeitaria de Belém, a Confeitaria Nacional, a Versailles, a Mexicana ou a Suíça, e também algumas receitas.

O álbum "Fialho - Gastronomia alentejana", editado em Novembro do ano passado pela Althum, inclui, entre outras receitas, as de "Passarinhos fritos", "Barradinha de borrego", "Canja de amêijoas", "Salada de lagosta à Leão de Ouro", "Tecolameco" e "Doce de ovos ferrados".

"O Fialho contra tudo e todos manteve-se fiel à gastronomia regional, quando os outros praticavam uma cozinha internacional, o Fialho foi sempre fiel à cozinha alentejana, e na década de 1980 outros começaram a seguir-lhe o exemplo", disse à Lusa Alberto Franco.

Para o investigador, "esta aposta na cozinha regional alentejana foi a chave do sucesso do restaurante" que começou por ser uma taberna, depois casa de pasto, passou a cervejaria e tornou-se restaurante em 1942.