14 de dezembro de 2010

Comunidades: Autarquias francesas enviaram 30 mil turistas a Portugal, diz Associação Civica

Paris, 13 dez (Lusa) – As autarquias francesas enviaram cerca de 30 mil turistas a Portugal no último ano, afirmou hoje em Paris à Agência Lusa o responsável da associação Civica.

“Pensamos ter enviado uns 30 000 franceses através das nossas autarquias”, afirmou Paulo Marques, presidente da Civica, associação de autarcas de origem portuguesa em França.

Paulo Marques salientou que a Civica lançou nas últimas semanas de 2010 uma campanha de sensibilização das autarquias para que escolham Portugal como destino turístico.

“Algumas autarquias francesas enviaram mais de 200 pessoas em viagem a Portugal, incluindo viagens de reformados, excursões escolares, de clubes desportivos e centros de lazer”, acrescentou o responsável da Civica.

O número de visitantes franceses “pode aumentar ainda mais”, explicou Paulo Marques, recordando que a campanha de sensibilização da Civica junto de autarcas de origem portuguesa acontece numa altura em que se preparam os orçamentos da administração local francesa do próximo ano.

Um inquérito feito pela Civica a 250 autarcas, destinado a identificar o potencial destas iniciativas, concluiu que 20 por cento das câmaras municipais enviaram turistas para Portugal em 2009.

No entanto, 78 por cento dos autarcas de origem portuguesa em França admite nunca ter escolhido Portugal como destino de viagens co-financiadas pelas câmaras.