5 de janeiro de 2010

Taylor's e Fonseca entre as marcas mais fortes no mundo

Duas marcas de vinho do Porto – Taylor's e Fonseca – foram escolhidas entre as cem mais fortes do mundo, um ranking elaborado anualmente pelo site inglês de comércio de vinhos Liv-ex. Na listagem publicada em Dezembro o topo da listagem é dominado pelos vinhos de Bordéus

O vinho português mais famoso a nível mundial perdeu um representante nesta lista - a marca Graham ocupou o 88º lugar no ranking 2008 - mas as marcas que se mantiveram subiram várias posições: a Taylor's passou do lugar 72 para o 48º, a Fonseca do 83º para o 66º posto.

Esta listagem é elaborada com base em cinco critérios: "o volume de negócios gerado; a pontuação média atribuída por Robert Parker [crítico norte-americano]; o preço médio; a performance do preço registada durante um ano e a produção ponderada", explica um comunicado publicado no site do Instituto do Vinho e da Vinha.

No artigo que explica as escolhas é referido que, apesar de liderar o ranking de Parker, o vinho da Taylor's perde pontos na apreciação ao nível do preço.

A Taylor's produz vinho do Porto há mais de 300 anos, na Região Demarcada do Douro, e é uma marca distribuída em 54 países espalhados por todo o mundo.

A Fonseca Guimaraens, fundada em 1822 com a aquisição da empresa Fonseca & Monteiro por Manoel Pedro Guimaraens, ocupa uma posição líder como produtor de vinhos do porto envelhecidos em casco e é uma das principais casas de vinho do porto vintage.

Fonte: DN Economia