- o SGC Web, ou seja a nova versão do programa de gestão consular: permite informatizar as fichas de inscrição consular dos utentes, com todos os elementos de identidade assim como a fotografia e a assinatura ; possibilita a automatização na produção de documentos, preenchendo automaticamente os campos dos documentos com os dados da ficha de inscrição ; tem uma componente contabilistica associada, sendo possível registar a receita consular correspondente ao acto. Esta é a sua primeira utilidade. A segunda prende-se com a informação que este programa permitirá tratar : saber quantas pessoas passaram a residir na área consular, donde vinham, a profissão dos utentes, se são bi-nacionais, todo um conjunto de elementos que permitirão uma melhor caracterização da comunidade local.
- o Ownet, uma solução de escritório integrado, ou seja um programa de registo de correspondência entrada ou expedida, assim como o acompanhamento da mesma, com digitalização dos documentos anexos e verificação de prazos para resposta ou resolução.
- a Corporate TV, um programa de televisão disponibilizado por um servidor central em Lisboa, com programas e notícias com interesse para a comunidade.
De facto, os dois primeiros programas representam uma mais-valia evidente no trabalho consular, o último corresponde a mais um serviço informativo prestado à comunidade. Os funcionários receberam a devida formação, o equipamento informático foi renovado, quero crer que estão reunidas todas as condições para trabalhar melhor e melhor atender a comunidade portuguesa desta área.
Assim concretiza-se umas das medidas constantes do programa SIMPLEX para 2009 :
"SISTEMA DE GESTÃO CONSULAR EM VERSÃO WEB :
Uniformizar e simplificar a instalação do Sistema de Gestão Consular e alargar as alternativas de comunicação com outras entidades.
Evoluir da solução actual para uma arquitectura centralizada, que permitirá a instalação do Sistema de Gestão Consular (SGC) nos postos que ainda não dispõem desta ferramenta, simplificando e tornando mais adequados e rápidos os procedimentos utilizados, com vantagens reais para os funcionários e para os utentes.
As potencialidades do sistema permitem ainda que, em simultâneo, se inicie o processo de intercomunicabilidade entre os postos consulares e a centralização, com ganhos de produtividade para os serviços consulares e a redução dos tempos de espera do utente.
A arquitectura centralizada permite ainda optimizar o serviço prestado ao utente através do Consulado Virtual e a interacção automática entre o Consulado Virtual e o SGC, o mesmo acontecendo com as entidades públicas com as quais os postos consulares trabalham."