"O que nós queremos através deste prémio é mostrar que Portugal tem, em termos de gente empreendedora, o melhor que há em termos internacionais e que não devemos ter medo da questão da internacionalização e da globalização, pelo contrário, pois temos portugueses muito bons a indicar-nos o caminho", disse o empresário Filipe de Botton, em entrevista à Lusa.
"Pretende-se aqui pensar como podemos alavancar e aproveitar os cinco milhões de portugueses fora do país - a maioria deles em situações interessantes -, que podem ajudar as empresas em Portugal a aumentar as exportações", disse o empresário.
"Vivemos numa situação económica difícil em que se fala muito de exportar, de novos mercados".
Ora, "isto funciona muito como uma rede de contactos e a maior recompensa que devemos ter em conta é como podemos ajudar o nosso país", na medida em que "é um prémio que dá relevo e que dá a conhecer o que de melhor se faz por portugueses fora de Portugal".
Relativamente ao critério de selecção, Filipe de Botton referiu que o ponto de partida é a inovação.
"Não há diferenças competitivas, sãs e sustentadas sem inovação e o primeiro grande critério é a pessoa ter sido inovadora na sua forma de agir, quer do ponto de vista social, quer empresarial", esclareceu.
As candidaturas para a terceira edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, podem ser entregues a partir de hoje por cidadãos portugueses residentes no estrangeiro no site www.cotecportugal.pt/diaspora/ até ao dia 26 de Março.
Os destinatários são cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam no estrangeiro há mais de 5 anos.
Os vencedores serão conhecidos a 8 de Junho, dia da entrega do prémio numa cerimónia presidida por Cavaco Silva.
Na edição de 2009, registaram-se 68 candidaturas, provenientes de 24 países de quatro continentes e de vários sectores de actividade, do financeiro ao desporto, da ciência ao turismo.
No site www.cotecportugal.pt/diaspora tem detalhadas as condições de candidatura e o regulamento do prémio.