4 de janeiro de 2010

Lido na Lusa : Comunidades: Governo em condições de desenvolver Netinvest, financiamento de quatro milhões

Lisboa, 04 Jan (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje que "há finalmente condições" para desenvolver o Netinvest, um programa para atrair investimento para Portugal e apoiar a internacionalização que deverá ter um financiamento de quatro milhões de euros.

"Na relação com as comunidades, há finalmente condições para pôr um programa muito importante em desenvolvimento (…) O Netinvest, uma plataforma que se candidata a um financiamento do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) de quatro milhões de euros, que em princípio estará aprovado nas próximas semanas", disse Luís Amado na abertura do Seminário Diplomático 2010.

O ministro, que falou do Netinvest no âmbito das estratégias da Política Externa para apoiar a recuperação económica do país, considerou que ele "vai permitir gerir uma relação inovadora com a vastíssima comunidade empresarial e de empreendedores de origem portuguesa um pouco por todo o mundo".

O Programa Netinvest foi lançado pelo governo há um ano, durante o 1º Fórum de Empresários das Comunidades Portuguesas, em Lisboa, mas nunca chegou a ser concretizado.

Na sua intervenção, Luís Amado referiu também, igualmente no domínio do apoio ao esforço de recuperação da economia portuguesa, a repetição em 2010 de uma iniciativa realizada pela primeira vez em 2009 de sensibilização dos cônsules honorários de Portugal para a realidade económica e empresarial portuguesa.

"Vamos também manter a cativação e atracção dos cônsules honorários (…) Vamos intensificar este ano a iniciativa de organizar acções de conhecimento da realidade empresarial do país para cônsules que, de uma maneira geral, até são designados em função de uma particular relação que têm com a elite empresarial do país em que estão", disse o ministro.

Ainda em relação às Comunidades portuguesas, Luís Amado afirmou que a política do governo nesta área vai continuar a assentar "no princípio da promoção da integração e participação nos países de acolhimento" e "no princípio da promoção da relação com Portugal".