7 de março de 2011

Asso. Cultural Franco Portuguesa de Nantes acolhe sócios na sala Vasco da Gama no domingo 6 de Março

Domingo intenso de actividades para a associação Cultural Franco Portuguesa de Nantes.

Com efeito, após o almoço oferecido a mais de 100 sócios e durante o qual foram projetados filmes e fotografias de todos os eventos importantes dos seus 30 anos de existência, a direcção homenageou todas as avós cozinheiras, presenteando-as com flores e uma prolongada salva de palmas.


A Assembleia-Geral ordinária arrancou com a apresentação do relatório de actividades pelo jovem presidente, Carlos Gomes, sob a forma de uma apresentãçao Powerpoint, que detalhou todos os aspectos que mereceram destaque no ano transacto, tais como o aumento do número de sócios e do n° de patrocinadores e a diversidade das acções e eventos levados a bom termo.

A Tesoureira, Virginia Ferreira, apresentou por sua vez o detalhe das contas e uma proposta de orçamento para o futuro ano.

Os projectos agendados para os próximos 12 meses foram resumidos e suscitaram várias intervenções, destacando-se a de um patrocinador, que acompanha já há muitos anos a actividade da associação e que frisou o seu dinamismo e inovação.

Uma das novidades, o protocolo celebrado com o banco BPI, distribuído aos sócios, foi objecto de explicações detalhadas.

Por último foi dada a palavra à Vice-Consul, que fez um pequeno balanço das relações entre o posto consular e a associação, muito positivas no seu entender, felicitou a direcção pela organização da Assembleia Geral e a sua adesão ao colectivo de associações CAP Ouest, fez a apresentação dos membros eleitos no sábado para este colectivo, e lembrou a importância do recenseamento eleitoral e da participação efectiva e activa da comunidade portuguesa em todos os actos eleitorais, portugueses ou franceses. Resumiu igualmente todos os eventos programados pelo posto consular para o ano 2011 que contariam com a presença e o esforço dos sócios da ACFPN, com particular destaque para a exposição "Les Nantais venus d'ailleurs" no château des ducs de Bretagne a partir de Abril e a semana portuguesa do início de Junho.

A tarde continuou em pleno com a animação musical do grupo da associação conduzido pelo presidente. Muitos aproveitaram para conversar ou jogar às cartas, num ambiente descontraído.