26 de março de 2011

Muito importante : Eleições antecipadas em Portugal e recenseamento eleitoral

S. Exa. o Presidente da República tem de cumprir os prazos mínimos previstos na lei para a marcação de eleições com uma «antecedência mínima de 55 dias», conforme previsto na Lei Eleitoral para a Assembleia da República.

Ou seja, para as eleições se realizarem no último fim-de-semana de Maio (dia 29), as eleições teriam que ser marcadas até dia 4 de Abril.

Se as eleições forem marcadas até 11 de Abril ainda será possível o acto eleitoral realizar-se a 5 de Junho, antes da sucessão de feriados que levará muitos portugueses residentes em Portugal a marcar férias para essa altura.

Seja que data for, o que importa saber é que para poder participar neste próximo acto eleitoral, deve estar inscrito nos cadernos de recenseamento eleitoral existentes no posto consular ou ter o endereço actualizado (uma vez que o boletim de voto, neste caso, é enviado para casa por carta registada).

Portanto, não espere, inscreva-se ou actualize o seu endereço, é fácil e rápido : basta apresentar o bilhete de identidade (ou cartão de cidadão) assim como um justificativo de domicílio. O seu voto conta sempre !