2 de março de 2011

Museus: Três museus portugueses nomeados para o Prémio Museu Europeu 2011

Lisboa, 01 mar (Lusa) - Quatro museus portugueses, o do Douro, a Casa das Histórias Paula Rego e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, estão entre os 34 nomeados para o Prémio do Museu Europeu do Ano 2011, organizado pelo European Museum Forum (EMF).

De acordo com um comunicado da organização, que funciona sob os auspícios do Conselho da Europa, o prémio e as menções honrosas serão anunciadas a 21 de maio na Alemanha.

O EMF é uma organização europeia independente e sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para promover a qualidade das instituições museológicas, e todos os anos atribui um galardão para distinguir a excelência nesta área.

Este ano, a cerimónia do anúncio dos premiados terá lugar em Bremerhaven, na Alemanha, no Centro de Imigração, que conquistou o mesmo prémio em 2007.

O júri desta edição nomeou 34 museus de 15 países, entre eles a Rússia, Espanha, Áustria, Turquia, Finlândia, Bélgica, Croácia, Azerbeijão, Suiça e Reino Unido.

O vencedor irá acolher a cerimónia no próximo ano e até lá poderá exibir durante um ano a emblemática escultura "The Egg", criada pelo artista britânico Henry Moore.

De Portugal foram nomeados o Museu do Douro, em Peso da Régua, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, de Coimbra.

O júri terá em linha de conta os esforços realizados pelos museus para atrair visitantes através de programas nas áreas da interpretação, responsabilidade social, comunicação e marketing.

As candidaturas ao Prémio Museu Europeu do Ano para 2012 terminam a 15 de março e podem ser feitas online em www.europeanmuseumforum.org).