3 de março de 2011

Automóvel: Salvador Caetano produz autocarros com duas cabines para Mont St Michel

Porto, 03 mar (Lusa) – A Salvador Caetano está a produzir oito autocarros com duas cabines, uma encomenda especial no valor de oito milhões de euros, com destino ao monte de Saint-Michel, em França, que pode abrir a porta de novos mercados.

A encomenda de oito autocarros à medida das ruelas estreitas do monte de Saint-Michel, um ilhote rochoso, que é Património da Humanidade pela UNESCO, tem a especificidade de ter duas cabines, o que permite conduzir nas duas direções, à semelhança dos metropolitanos, o que não implica fazer manobras de inversão de marcha.

“Mesmo que sejam apenas oito unidades, esta encomenda transmite ao mercado que queremos estar em nichos e que temos flexibilidade e capacidade de engenharia”, afirmou à Agência Lusa o presidente da CaetanoBus, empresa fabricante de autocarros do grupo Salvador Caetano.

Em declarações à Lusa, José Ramos adiantou que este projeto especial, a cargo de uma equipa de desenvolvimento da CaetanoBus, será entregue ainda durante o primeiro semestre de 2011, deixando um recado ao mercado: “Outros Saint-Michel que existam podem contar com a CaetanoBus”.

Depois da experiência adquirida com a encomenda francesa, as atenções voltam-se para a cidade de Hong kong que “procura e utiliza soluções como esta”, adiantou.

Segundo o presidente da empresa fabricante de autocarros, com sede em Gaia, este projeto especial, que passa também pelas dimensão dos autocarros – mais estreitos que o habitual -, “enquadra-se na política de trabalhar em nichos de mercado”, que gera valor acrescentado para a CaetanoBus, líder mundial com os autocarros de aeroporto, com a marca Cobus.

As especificidades da frota de oito autocarros medem-se pelo custo de cada unidade, que atinge um milhão de euros, o dobro do preço com que os primeiros autocarros elétricos da CaetanoBus, apresentados há uma semana, vão sair da linha de produção, apesar de resultarem de um processo de investigação e desenvolvimento e do elevado custo das baterias elétricas.

De acordo com o responsável, no próximo verão, os autocarros portugueses já vão transportar turistas no monte de Saint-Michel, que é o principal ponto turístico da Normandia e um dos principais da França, recebendo cerca de 3,2 milhões de visitantes por ano.

A CaetanoBus, detida a 100 por cento pela Salvador Caetano, que emprega 479 pessoas, prevê fechar 2011 com mais 50 funcionários, um crescimento da produção de cerca de 30 por cento, para 472 autocarros (face aos 366 em 2010) e com as exportações a representar mais de 70 por cento de um volume de negócios expetável de 57 milhões de euros.