2 de março de 2011

Lido no Público : Pelo segundo ano consecutivo, Instituto Gulbenkian de Ciência no grupo dos dez melhores fora dos EUA para doutorados

O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) integra, pelo segundo ano consecutivo, a listagem das dez melhores instituições para doutorados fora dos Estados Unidos da América, de acordo com um inquérito da revista “The Scientist”.

O IGC ocupa este ano a nona posição, tendo descido do oitavo lugar que ocupou em 2010, e é a única instituição portuguesa a constar da lista.

“Em 2011, só três instituições do ano anterior conseguiram manter-se na lista, entre elas o IGC”, revela a instituição em comunicado, acrescentando que “são os próprios investigadores, ligados a instituições de investigação em todo o mundo, que elegem os melhores lugares para trabalharem”.

No mesmo comunicado, o IGC lembra que, “numa carreira de investigação, o período de pós doutoramento é crítico para solidificar a rota estabelecida durante o doutoramento, de modo a que o investigador se estabeleça como um futuro líder de investigação”.

Dados do próprio instituto de Janeiro deste ano revelam que trabalham actualmente 83 doutorados, divididos por 46 grupos de investigação, oriundos de 20 países: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Cuba, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, México, Portugal, Roménia e Suécia.