15 de fevereiro de 2010

Gastronomia: "Só não há mais restaurantes portugueses no Guia Michelin por falta de conhecimento" - José Silva


Porto, 14 fev (Lusa) - O crítico de gastronomia José Silva disse hoje à Lusa que o número de restaurantes na categoria de bom a excelente tem aumentado e que "só não há mais restaurantes portugueses no Guia Michelin por falta de conhecimento".

Em declarações à Lusa, José Silva disse que "Portugal tem uma das melhores comidas do mundo", realçando "o equilíbrio e a diversidade da gastronomia portuguesa".

O guia "Restaurantes de Portugal", de José Silva, publicado pela Civilização, foi um dos três vencedores na categoria de Guias nos Gourmand World Cookbook Awards, que distinguem anualmente livros de culinária e vinhos de todo o mundo.

Segundo o crítico de gastronomia, "a mais-valia deste prémio é a possibilidade de dar a conhecer a gastronomia portuguesa e de transmitir uma boa imagem de Portugal lá fora".

O apresentador do programa "A Hora do Baco" da RTP acredita que "só não há mais restaurantes portugueses no Guia Michelin por falta de conhecimento e de divulgação da comida portuguesa".

O guia "Restaurantes de Portugal" elenca mais de 1000 restaurantes de todo o país, onde, realçou, "se come bem" indiferentemente do "tipo de restaurante".

Sem atribuir uma classificação, José Silva acompanha cada escolha com uma caracterização do espaço, do serviço e, claro, das especialidades gastronómicas, além de informações úteis sobre cada um dos espaços eleitos.

O crítico de gastronomia já comeu em todos os restaurantes que inclui nos seus guias, ainda que, realçou, "não visite todos os restaurantes anualmente, existindo muitos que transitam das edições anteriores".

O portuense José Silva admitiu à Lusa que conta com os contributos de "um grupo de amigos" que o ajudam na missão de dar a conhecer os melhores restaurantes do país.