16 de fevereiro de 2010

1ª reunião do Conselho Consultivo



Realizou-se sábado de manhã a primeira reunião do conselho consultivo da área consular de Nantes, com a presença dos seguintes membros :

  • Alberto Carvalho, presidente da associação "Alva", anima uma emissão em língua portuguesa junto da Radio Alternantes aos domingos de manhã
  • Ana Maria Brito, professora junto da Universidade de Rennes
  • Adelaide Simões, presidente da "associação dos portugueses de Rennes"
  • Inês Vaz, presidente da associação "Univers Luso"
  • Manuel Ferreira, presidente da associação "Centro Cultural Ferreira de Castro"
  • Carlos Gomes, presidente da "associação cultural franco-portuguesa de Nantes"
  • Filipe Nogueira, presidente da associação "pour developper les arts et traditions populaires du Portugal" de Cerizay
  • José Costa, membro de varias associações e empresário

A reunião decorreu durante mais de 3h, num excelente ambiente de troca de informações.

Foi feita uma apresentação resumida do relatório de actividades consulares de setembro a dezembro de 2009, assim como uma uma sintese dos projectos a concretizar ao longo do ano 2010, distribuídos pelas áreas "Organização interna", "Associações e Comunidade", "Geminações", "Ensino e Língua", "Diversos".

Os projectos apresentados mereceram o assentimento dos conselheiros consultivos, que mostraram grande disponibilidade para darem o apoio necessário e veicularem a informação.

Ficou assente a necessidade de programar encontros com a comunidade portuguesa por áreas, sendo que será agendada na semana o primeiro encontro com a comunidade residente no departamento 35, certamente em Abril.

Duas questões foram particularmente debatidas, o problema das permanências consulares para as comunidades mais distantes, e o cartão de cidadão, com o recenseamento automático se for pedido em Portugal com residência lá.

Na fotografia, da esquerda para a direita : Adelaide Simões, Alberto Carvalho, Ana Mª de Brito, Manuel Ferreira, Inês Vaz.