22 de outubro de 2009

Lido no Público : arquitecto português vence prémio do público do Museu Guggenheim



O arquitecto português David Mares, de 26 anos, venceu ontem o prémio do público num concurso internacional de design de abrigos, promovido pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.

Em declarações à TSF, David Mares revelou que não recebeu a notícia com grande surpresa "porque estava com uma grande vantagem sobre o segundo classificado", mas sublinhou que foi um "alívio" saber que tinha ganho o prémio do público.

O abrigo, que está instalado em Vale de Barris, perto de Setúbal, conquistou 64.875 votos dos cibernautas, de acordo com a última contagem disponível na página de Internet do Guggenheim de Nova Iorque. O trabalho, que David Mares fez “numa semana de férias”, segundo revelou à agência Lusa em Setembro, era um dos dez finalistas escolhidos entre cerca de 600 participantes oriundos de 68 países, tendo o arquitecto concorrido “apenas por desportivismo”.

Feito sobretudo de cortiça, o abrigo assenta numa estrutura de perfis de aço, integra ripas de madeira e devia destinar-se a um estudante. “Eu procurei responder a esse desafio, criando um ambiente em que pudesse relaxar e também estudar, que tivesse isolamento térmico e acústico, e lembrei-me da cortiça, que é um material nosso”, disse.