3 de janeiro de 2011

Sociólogo Boaventura Sousa Santos distinguido com o Prémio México Ciência e Tecnologia 2010


Lisboa, 03 jan (Lusa) – O sociólogo Boaventura de Sousa Santos venceu o Prémio México de Ciência e Tecnologia 2010 pelo seu contributo para o conhecimento científico universal, um galardão atribuído pela primeira vez a um cientista português.

Segundo uma nota de imprensa do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, do qual Boaventura Sousa Santos é diretor, o prémio, no valor de 37 mil euros, distinguiu pela primeira vez um cientista social.

Trata-se de um galardão concedido anualmente "a um investigador de reconhecido mérito profissional que tenha contribuído para o avanço tecnológico ou para o desenvolvimento das ciências e que se tenha destacado pelo impacto internacional das suas contribuições", refere a nota.

O trabalho do galardoado tem de ser desenvolvido, fundamentalmente, em um ou mais países das regiões Ibero-Americana e Caribenha.

Boaventura Sousa Santos, responsável pelo Observatório Permanente da Justiça do CES, tem realizado trabalhos nos mais diversos países ibero-americanos, em equipas multidisciplinares, estudos sobre a justiça e movimentos sociais na Colômbia e Brasil, tem participado como consultor nos processos de revisão constitucional na Bolívia e no Equador e analisado os processos de consolidação e participação democrática.

O sociólogo tem sido professor convidado para palestras e conferências em várias universidades do espaço ibero-americano no Brasil, México, Argentina, Equador, Peru, Venezuela, Costa Rica, e em muitas outras universidades europeias e norte-americanas, africanas e asiáticas.

A sua obra tem sido publicada em quase todos os países sul-americanos, proporcionando um impacto crescente na teorização das ciências sociais nas comunidades académicas e, igualmente, junto da sociedade civil e dos próprios governos, originando um movimento crescente de estudantes que procuram o CES para realizar estudos pós-graduados.

Com 20 anos de existência, o prémio pretende “estreitar as relações entre as comunidades científicas e tecnológicas dos países das regiões Ibero-Americana e Caribenha e as do México”, e tem distinguido, sobretudo, cientistas brasileiros (7) e espanhóis (5), nas áreas de matemáticas, física e biologia.

O galardão será entregue a Boaventura de Sousa Santos pelo Presidente do México, Felipe Calderón, no próximo dia 14 de janeiro.