12 de janeiro de 2011

Ensino Superior: Universidade de Lisboa apresenta consórcio para estágios em Portugal e no estrangeiro

Lisboa, 11 jan (Lusa) – A Universidade de Lisboa apresenta hoje um projeto que permite aos estudantes fazer estágios em empresas ou autarquias, no âmbito de uma rede que promove o intercâmbio com outros países, estando já inscritos cerca de 90 alunos.

As inscrições começaram este ano, mas sucedem-se todos os dias e ao nível das empresas tem crescido também o interesse por se associarem ao Consórcio UL Erasmus Training Network, disse à agência Lusa a vice-reitora da Universidade de Lisboa, Amélia Loução.

O projeto, que já conta com 19 instituições portuguesas e oito estrangeiras, vai ser hoje formalmente apresentado, em Lisboa.

Segundo a vice-reitora, a Universidade de Lisboa está a apostar em todas as áreas, das letras às novas tecnologias, passando pelas artes.

“A tendência é para crescer, estamos sempre abertos a novas empresas”, afirmou Amélia Loução, referindo que o programa permite a mobilidade de estudantes portugueses e estrangeiros e “uma maior relação universidade – empresa”.

O projeto privilegia também as câmaras municipais, acrescentou, dando como exemplo o município de Montijo, onde se encontram duas jovens a estagiar.

Podem candidatar-se a estágios curriculares ou extra curriculares estudantes de qualquer ciclo de estudos para adquirir mais competências técnicoprofissionais, embora sejam os alunos finalistas os mais interessados.

Durante o dia de hoje, estará em exposição na universidade material informativo sobre as empresas que integram o consórcio e serão apresentadas boas práticas nesta área para as instituições de Ensino Superior e empresas.

A ocasião conta com a presença do reitor, António Sampaio da Nóvoa, e de docentes de outras instituições.

Ao longo do dia serão apresentadas expetativas e testemunhos e entregues os certificados às entidades parceiras do consórcio, no Salão Nobre da Universidade de Lisboa.