12 de janeiro de 2011

Música: Trompetista português e violinista brasileiro a estudar em Portugal entre os 104 vencedores do YouTube


Porto, 11 jan (Lusa) – O trompetista português Pedro Silva e o violinista brasileiro Vasken Fermanian, que estuda em Portugal, estão entre os vencedores da Orquestra Sinfónica do YouTube, cujos elementos foram escolhidos através de audições na internet e se estreiam na Ópera de Sydney em março.



Pedro Silva tem 20 anos, reside em Santa Maria da Feira, frequenta a Licenciatura em Música da Universidade do Minho e, depois de em 2009 ter sido selecionado para a Jeunesses Musicales World Orchestra, foi agora escolhido entre 12 finalistas para integrar o coletivo do YouTube juntamente com outros três trompetistas.



Integrando o naipe dos 31 violinistas mais votados entre 79 finalistas desse instrumento, Vasken Fermanian também tem 20 anos, mas é natural de Fortaleza, no Brasil, embora se encontre a frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Violino na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.



Para Pedro Silva, obter um lugar definitivo na orquestra “foi uma surpresa”. O jovem diz-se “muito satisfeito” e admite que acalentou sempre alguma esperança de ser escolhido, mas confessa que não pensava ser possível “entrar numa orquestra deste nível”.



Quanto à estreia do coletivo a 20 de março na Casa da Ópera de Sydney, na Austrália, sob a condução do maestro Michael Tilson Thomas, o trompetista declara: “Esse é um dos melhores palcos do mundo e atuar lá é um sonho para qualquer músico. Com o maestro e a orquestra que estão em causa, tudo ao mesmo tempo, vai ser uma experiência única”.



Vasken Fermanian, por sua vez, experimenta a sensação de “missão cumprida”, porque esta foi a primeira vez em que prestou provas a nível internacional e apreciou “o grau de exigência da orquestra”.



Para o violinista brasileiro, “os jovens músicos não têm muitas oportunidades de saírem do seu país, sobretudo [para iniciativas] ao nível da música clássica e com pessoas da mesma idade, e é uma sorte quando podem participar num projeto destes”.



Agora que “a ansiedade maior já passou, que era esperar pelos resultados”, Vasken mostra-se tranquilo: “Até março, é tratar das burocracias de que o YouTube precisa para a viagem e continuar a estudar as peças que vamos apresentar”.



O coletivo sinfónico do YouTube foi lançado em 2009 como “a primeira orquestra colaborativa do mundo” – os músicos prestam provas em vídeo, são avaliados através da internet por um júri que escolhe os finalistas e esses são depois votados online pela comunidade de utilizadores do site.



Na sua primeira edição, candidataram-se a um lugar na orquestra cerca de 3.000 músicos de 70 países, acabando por ser escolhidos 94, entre os quais o violinista português Tiago Santos.



Em 2010, o YouTube terá recebido cerca de 10.000 inscrições e escolheu 336 finalistas, entre os quais se incluíam outros quatro portugueses: a flautista Ana Carina Sousa, o violinista Nuno Vasconcelos, o trompista Luís Duarte Moreira e o oboísta Samuel Bastos.