13 de janeiro de 2011

Educação: UC primeira universidade de língua portuguesa a mostrar-se no iTunes U

Coimbra, 13 jan (Lusa) – A Universidade de Coimbra (UC) disponibiliza a partir de hoje conteúdos em língua portuguesa na plataforma “iTunes U”, da Apple, a exemplo do que já fazem as mais prestigiadas universidades estrangeiras.

“Estamos muito satisfeitos por podermos utilizar a nossa história e os nossos conhecimentos para disponibilizar conteúdos de grande qualidade, através do “iTunes U”, para mais de 250 milhões de pessoas que falam português em todo o mundo”, declarou Fernando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra.

Joaquim Ramos de Carvalho, responsável pelo projeto, revelou à agência Lusa que se trata da primeira universidade de um país de língua portuguesa a estar presente na “maior loja de produtos digitais do mundo”, em resultado de um protocolo com a Apple, sem encargos para a UC, nem para os utilizadores dos conteúdos.

“É muito importante para a Universidade de Coimbra porque coloca aquilo que fazemos dentro de um meio de distribuição que está vocacionado para um público muito alargado, e onde já existe um número muito importante de universidades, sobretudo de língua inglesa”, sublinhou.

Segundo o docente da Faculdade de Letras da UC, e responsável do projeto, a universidade organizou-se no sentido de preparar conteúdos para um público muito alargado, e outros mais especializados, em áreas consideradas relevantes.

Nesta fase vai dispor de meia centena de vídeos em 16 coleções, que irão sendo desenvolvidas com a introdução de novos episódios.

O novo Acordo Ortográfico, a recuperação de edifícios e de centros históricos, o raciocínio matemático na resolução de problemas do quotidiano, o património musical português, a literatura, psicologia, teatro clássico e ensino, são alguns dos conteúdos que aí são disponibilizados, adiantou Joaquim Ramos de Carvalho.

O património da UC, nomeadamente do Centro de Documentação 25 de Abril, sobre a transição democrática portuguesa, os fundos da Biblioteca Geral, que se prepara para completar 500 anos, são outros domínios abrangidos.

Recorrendo a umas partituras inéditas descobertas no seu acervo documental, a UC mandou executar e gravar a obra que agora divulga na coleção do património musical. Na coleção “Robótica Industrial” apresenta uma solução para implantação dentária, e na coleção “Da indisciplina ao cyberbullying” divulga um vídeo onde é explicado o conceito de indisciplina escolar, os seus níveis e fatores.

“Metemos o melhor que se faz na Universidade de Coimbra ao alcance do maior número de pessoas”, sublinhou o reitor da UC, frisando que a experiência de outros universidades é de que a presença no “iTunes U” “tem retorno”. Teve influência no recrutamento, ajudando a captar alunos, de licenciatura, de investigação, e para cursos livres, no âmbito da formação ao longo da vida.

De acordo com uma nota da Divisão de Identidade, Imagem e Comunicação da UC, os conteúdos disponibilizados podem ser descarregados para um computador, iPhone, iPod ou iPad.