7 de janeiro de 2011

Música: "O Mesmo de Sempre" de Tony Carreira foi o álbum mais vendido em 2010 - Associação Fonográfica


Lisboa, 07 jan (Lusa) – O álbum “O Mesmo de Sempre”, de Tony Carreira, foi o que mais vendeu o ano passado, logo seguido por "Morangos com açúcar - Vive o teu Talento", revelou hoje a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP).

Editado pela Farol, “O Mesmo de Sempre” obteve já três discos de platina e um de ouro, equivalente a 70 mil exemplares vendidos. Tony Carreira que foi o artista que mais vendeu em 2008, volta a liderar as vendas, depois de em 2009 ter sido destronado pelo grupo Hoje.

Tony Carreira é também o campeão em discos de platina alcançados, com o álbum “O Homem que Sou”, editado pela Farol distinguido com sete platinas.

Em termos de galardões, o intérprete de “Cantor de sonhos” é seguido de perto por Mariza, com os reeditados álbuns “Fado em Mim” (2002) e “Fado Curvo” (2003), com seis platinas cada.

O trio da frente da tabela anual de vendas divulgada hoje pela AFP inclui ainda “Dois Selos e um Carimbo”, dos Deolinda, editado pela EMI, em terceiro lugar.

O quarto lugar é ocupado pela antologia “Viver a Vida – Internacional”, da Vidisco, e no quinto lugar surge Lady Gaga com “The Fame”, da editora discográfica Universal Music.

No sexto lugar colocou-se o álbum “The End (The Energu Never Dies)”, dos Black Eyed Peas, da Universal Music.

Em sétimo está o álbum “Anual Mix Summer 2010”, logo seguido por “Anual Mix 2010 – Mixed by DJ Fernando”, ambos da Vidisco.

“Longe”, de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, com a chancela da Universal Music, é o nono classificado, e “Crazy Love”, do canadiano Michael Bublé, editado pela Warner Music, é o décimo.

Nos 50 álbuns, cerca de metade são de artistas nacionais com Tony Carreira, Mariza, os Hoje e os Deolinda a bisarem a presença.

O líder da tabela, Tony Carreira, marca também presença no 34.º lugar com “O Homem Que Sou”. Quanto os outros “repetentes” da tabela, Mariza ocupa o 25.º lugar com “Fado tradicional”, editado no ano passado, e o 33.º com “Terra”.

Além de “Dois Selos e Um Carimbo”, no 3.º posto, os Deolinda com “Canção ao Lado” ocupam também o 11.º.

Os Hoje ocupam o 36.º e o 38.º lugares, respetivamente com “Amália Hoje” e “Amália Hoje – Ao Vivo no Coliseus dos Recreios”.

Numa tabela em que estão ausentes artistas de outros países de Língua Portuguesa, como Brasil, Angola e Cabo Verde, entre os portugueses refira-se a presença de Beto, falecido a 23 de maio do ano passado, com o álbum “O melhor de Beto” no 19.º lugar.

Marcam também presença Ana Moura com “Leva-me aos fados” (14.º lugar), os D’Zrt com “Project” (23.º), João Pedro Pais com “O Coliseu” (27.º), e Leandro com “Também eu” (30.º).

Nos últimos 20 lugares da tabela encontra-se Mickael Carreira com “Ao vivo no Coliseu de Lisboa” (31.º), o grupo Rua da Saudade, que integra Luanda Cozetti e Mafalda Arnauth, entre outros, com o álbum “Canções de Ary dos Santos” (32.º), Paulo Gonzo com “Perfil” (35.º), o grupo Chave de Ouro com “Pai da Criança” (41.º), os Três Cantos (José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho) com “Ao Vivo” (45.º), Carlos do Carmo e Bernardo Sassetti com o álbum homónimo em 46.º, e Rita Guerra com “Luar” (49.º).