19 de junho de 2010

Saramago : luto nacional dias 19 e 20 de Junho de 2010

Em comunicado oficial, o Governo declara luto nacional por dois dias “como forma de expressão de pesar pela morte do escritor José de Sousa Saramago”.

“José Saramago foi o autor português contemporâneo mais traduzido, com livros editados em todo o mundo, tendo recebido vários prémios literários e graus honoríficos, nacionais e internacionais, entre os quais o prémio Camões, em 1995, e o prémio Nobel da Literatura, em 1998”, aponta o executivo.

O Governo refere também que José Saramago é considerado “o principal responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa”, tendo sido “romancista, poeta, dramaturgo, cronista, crítico literário, tradutor, jornalista e cidadão de reconhecida consciência política e cívica”.

“A singularidade a sua criação literária e a sua vasta obra enobrecem a língua e a cultura portuguesa”, diz ainda o comunicado.

“Assim, em expressão de justa homenagem, entende o Governo declarar o luto nacional nos dias 19 e 20 de Junho de 2010”, acrescenta o comunicado da reunião extraordinária do Conselho de Ministros.