6 de junho de 2010

2a. reunião do Conselho Consultivo da área consular de Nantes

Realizou-se dia 5 de Junho, a partir das 10h, a segunda reunião do conselho consultivo da área consular de Nantes.

Após a aprovação da acta da primeira reunião, foi feito o balanço da comemoração do dia 24 de Abril, francamente positivo considerando que era uma novidade, que o programa era intenso e variado, e que a comunidade respondeu presente. Ficou assente o princípio de organização de nova iniciativa para o ano 2011, sendo um dos pontos a abordar na próxima reunião do conselho consultivo.

De seguida, a Dra. Ana Maria de Brito apresentou um estudo sobre a situação actual do ensino do português no departamento 35 (Ille et Vilaine), com um panorama detalhado, baseado em dados oficiais facultados pelas autoridades francesas, sendo assim possível conhecer com certeza o nºs de alunos no ensino primário, secundário (tanto no ensino privado como úblico) e universitário assim como a sua distribuição (língua I, II ou III). Felicitada pelo seu trabalho, a Dra. Ana Maria de Brito vai continuar a colher os mesmos elementos para os restantes departamentos da área consular.

Foi igualmente descrito o processo que conduziu à criação da classe “bilangue” português-inglês em 6ème, no colégio Ernest Renan em St Herblain já para Setembro 2010.

Por último e a fim de responder a inúmeros pedidos, o Vice-Consulado vai abrir, nas suas instalações, uma aula de português para adultos principiantes, limitada a 10 pessoas, a partir de sexta-feira, dia 24 de Setembro de 2010.

Após o departamento 35 – Ille et Vilaine, em Abril e o departamento 85 – Vendée em Maio, o próximo encontro com a comunidade realizar-se-à em Setembro no departamento 49 – Maine et Loire.

A próxima reunião do conselho consultivo foi agendada para sábado, dia 2 de Outubro de 2010.