29 de julho de 2011

Literatura: A lusofonia "é um mundo em expansão" - José Eduardo Agualusa

Monção, 29 jul (Lusa) – O escritor angolano José Eduardo Agualusa afirmou hoje, em Monção, que a lusofonia “é um mundo em expansão”, devido ao crescente trânsito de pessoas e de ideias entre os países que falam língua portuguesa.

“Nunca houve na história um trânsito tão grande de pessoas e de ideias entre os países que falam português”, sublinhou à Lusa aquele escritor.

José Eduardo Agualusa referia-se ao número “crescente” de emigrantes entre os vários países da lusofonia e às facilidades de comunicação abertas pelas novas tecnologias, concretamente a Internet.

“Tudo isto está a gerar fenómenos novos de encontro de cultura e novas expressões culturais e a expandir e dar mais força à lusofonia”, acentuou.

José Eduardo Agualusa falava em Monção, onde participa no I Encontro dos Escritores da Lusofonia, que decorre até domingo, no Palácio da Brejoeira.

Além da reflexão sobre a realidade da lusofonia, este encontro, que conta com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), inclui também concertos, recitais de poesia, teatro, lançamento de livros e excursões.

Estão presentes convidados de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné e ainda da Galiza.