Lisboa, 04 jul (Lusa) - O filme “Mistérios de Lisboa” é um dos dez nomeados da edição deste ano do prémio LUX, atribuído pelo Parlamento Europeu e cujo vencedor será conhecido em novembro.
De acordo com um comunicado hoje divulgado pela produtora de cinema Clap Filmes, o filme de Raul Ruiz “é a única longa-metragem portuguesa a integrar o lote de 10 nomeados para a edição deste ano do galardão europeu”.
A lista de nomeados, divulgada durante o Festival Internacional de Karlovy Vary (República Checa), inclui, entre outros,“Essential Killing – Matar Para Viver”, de Jerzy Skolimowski, “Pina”, de Wim Wenders e “Habemus Papam”, de Nanni Moretti.
A lista de dez nomeados será posteriormente reduzida a três filmes, que serão projetados no Parlamento Europeu em outubro e novembro. A cerimónia de entrega do prémio decorre em Estrasburgo, a 16 de novembro.
O Prémio LUX do Parlamento Europeu foi criado, em 2007, para distinguir filmes sobre a identidade e a diversidade cultural na Europa.
O filme vencedor recebe apoio financeiro para a sua legendagem nas 23 línguas oficiais da União Europeia, a distribuição no espaço europeu e a adaptação da versão original para pessoas com deficiência visual e auditiva.
O filme "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira, foi um dos três candidatos ao Prémio Lux em 2007. "Belle Toujours" disputou o prémio com "4 Meses, 3 Semanas e 2 dias", do romeno Cristian Mungiu, Palma d´Ouro no Festival de Cannes de 2007, e "Auf der Anderen Seite", do cineasta alemão de origem turca Fatih Akin, que venceu nesse ano.