5 de julho de 2011

Língua Portuguesa: Instituto Camões e universidade Sorbonne Nouvelle criam cátedra Solange Parvaux

Lisboa, 05 jul (Lusa) - O Instituto Camões e a Universidade Sorbonne Nouvelle assinaram hoje, em Paris, um protocolo para a criação da cátedra Solange Parvaux, uma homenagem à professora francesa que se notabilizou na defesa do ensino do português em França.

O protocolo foi assinado na embaixada de Portugal em Paris e, segundo noticia o IC na sua página Internet, vem trazer "uma nova dimensão à colaboração" entre as duas instituições, reforçando uma parceria com mais de 80 anos.

"Recorde-se que o primeiro leitorado português na Sorbonne foi criado em 1930, datando, no entanto, de 1919 o início do ensino da língua portuguesa nesta prestigiada universidade francesa", acrescenta o texto.

Solange Parvaux, que morreu em dezembro de 2007, foi inspetora-geral do ensino francês, responsável pelo português, e distinguiu-se pela sua luta pela implantação da língua portuguesa no sistema de ensino francês, refere o IC, sublinhando que a professora universitária trabalhou "sempre em estreita colaboração com as instituições portuguesas".

Foi uma das fundadoras da Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Portugueses, Brasileiros, de África e Ásia Lusófona (ADEPBA) de que foi presidente.

Autora de vários manuais escolares, como o “Vocabulário português – Portugal e Brasil”, a professora francesa manifestou sempre grande interesse pelas culturas de expressão portuguesa.

Solange Parvaux iniciou a sua carreira de professora na Universidade de Argel, tendo ido depois para Paris, para lecionar na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle.