16 de outubro de 2011

15 de Outubro de 2011 : encontro com a comunidade portuguesa de Parthenay

‎15 de Outubro de 2011 : Encontro com a comunidade portuguesa de Parthenay e arredores hoje, a partir das 9h, na sala de casamentos da Câmara Municipal de Parthenay : forte presença dos portugueses habitantes nesta cidade do departamento "Deux Sèvres" assim como alguns vindos de Niort.

Pela segunda vez este ano, foi um excelente momento de troca de impressões e de informações, e facultei informa...ção detalhada sobre reformas e contagem de tempo, registo civil - em especial registo dos casamentos e dos nascimentos dos filhos, sucess­ões e partilhas, confirmação de sentenças de divórcio e registo dos mais recentes.

Recebi igualmente informação de um vereador sobre as famílias portuguesas recentemente chegadas e garanti que apoiaria o pedido apresentado pela Câmara para a abertura de classe suplementar a fim integrar as 19 crianças em idade escolar. Algumas dessas famílias estavam na sala e interpelaram-me sobre a supressão do professor que assegurava as aulas de português em Parthenay e Cerizay.

Aproveitei a deslocação a Parthenay para reunir com vereadores da cidade de Chiché, a 20 km de Parthenay, que escolheram Portugal como país em destaque ao longo do ano de 2012, e confirmei minha participação no dia 9 de Março de 2012, onde farei uma apresentação histórica do país, antes de um serão musical.

Finalmente, fui entrevistada pelo jornal "La Nouvelle République", cujos jornalistas assistiram aos últimos 30 minutos do encontro, tendo igualmente entrevistado vários compatriotas.

Antes de partir, visitei a sede da associação portuguesa e conversei com seus dirigentes.

Quero deixar aqui um sincero agradecimento ao luso-eleito José dos Santos, que organizou de bela maneira este encontro bem sucedido