Imagine que está em casa e deseja saber mais sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo, de que tanto se ouve falar na comunicação social. Vai a um motor de busca e procura pelo "PEC". Ao serem-lhe apresentados os resultados, aparece-lhe uma página em que se mistura o Plano de Estabilidade e Crescimento com o pagamento especial por conta. O motor de busca devolveu os resultados sem distinção. Pedro Oliveira vai ajudar os computadores a perceberem a diferença entre os dois e a pesquisar exactamente aquilo que queremos procurar, com ajuda da Web semântica, uma extensão da rede actual. Recebeu o Prémio Nacional de Trabalhos em Inteligência Artificial 2009, atribuído pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.
O objectivo do projecto é que, perante um número grande de possibilidades, o computador consiga decidir quais as hipóteses mais prováveis e mais eficientes, o que irá tornar a Web mais inteligente.
A investigação, denominada "Probabilistic Reasoning in the Semantic Web using Markov Logic", foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que obteve a nota máxima de 20 valores.
"A Lógica de Markov é um conjunto de procedimentos e algoritmos baseados em matemática e aprendizagem computacional que nos permite raciocinar sobre conhecimento incerto e complexo", explica ao DN Pedro Oliveira. Aplicando-a para a área da Web semântica (ver caixa), à qual já chamam "Internet do futuro", fazendo com que "perceba melhor o seu próprio conteúdo" e "entendam o significado das palavras".
"É um trabalho de grande peso teórico e muito de raciocínio, que irá contribuir para que os computadores tenham a capacidade de entender a linguagem natural, dos humanos", explica Paulo Gomes, orientador da tese de mestrado. Uma das tecnologias desenvolvidas ocorre ao nível dos motores de pesquisa, que se tornam mais precisos, porque a palavra ganha um significado.
"Por exemplo, ao utilizar um motor de busca para pesquisar informação sobre uma determinada empresa, em vez de lhe ser apresentado um conjunto de páginas que eventualmente possam ter informação sobre essa empresa, como acontece com os motores de busca actuais, ser-lhe-ia apresentado directamente informação relevante sobre ela, como por exemplo o seu número de empregados, CEO, lucro anual, etc.", explica o aluno da Universidade de Coimbra.
Pedro Oliveira sabe que alguns motores de busca já tentam fazer este tipo de pesquisa, "mas baseiam-se em 'adivinhar' essa informação, não sendo muito fiáveis em muito dos casos".
É por isso que a Web semântica irá ser um passo em frente: " O significado do conhecimento é explícito, o que permite aos motores de busca raciocinar sobre o conhecimento que estão a apresentar, como, por exemplo, sugerir empresas semelhantes ou mostrar automaticamente informação sobre empresas subsidiárias", diz. Este trabalho deu a Pedro Oliveira a oportunidade de estagiar numa empresa nos EUA, líder no sector de tecnologias relacionadas com a Web semântica. O Prémio Nacional de Trabalhos de Licenciatura em Inteligência Artificial, no valor simbólico de 250 euros, promove a investigação nesta área e ainda não tem data de entrega.