20 de dezembro de 2009

Mensagens de Natal do Sr. Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e do Sr. Embaixador de Portugal em França

MENSAGEM DE NATAL DE SEXA SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS

Dirijo-me às portuguesas e aos portugueses residentes no estrangeiro para a todos desejar um Feliz Natal.

O Natal é um tempo social que apela à reflexão, simbolizo a paz, a harmonia e estimula o permanente desejo de encontro entre os homens, entre culturas ou na família. É neste tempo, mas também na circunstância da nossa história, com os constantes desafios colocados pela ambição do desenvolvimento, que Portugal tem mais presente todos os seus que tão laboriosamente dão conta de si, da sua cultura, das suas origens, nos mais longínquos lugares do mundo.

Nessa lembrança, para além dos sentimentos de pertença, de partilha de uma cultura, e, também, de uma língua cada vez mais importante, o sinal de proximidade materializa-se no testemunho que o esforço do país constitui, ao criar e desenvolver instrumentos e mecanismos para uma melhor vivência da cidadania, independentemente da distância a que cada um se encontre do seu país,

Há muito caminho a percorrer porque há um sentido de vinculação da Diáspora a que o país não pode ser alheio. Há parcerias que estão por fazer e que, na era da globalização, podem ajudar muito na construção das relações entre Portugal e os Países de acolhimento e bem assim contribuir, de modo significativo, paro a sua plena integração social e económico, para a internacionalização da economia e das empresas.

Por outro lado, torna-se imperioso dar mais razão aos afectos, à saudade.

Há mais razão para a solidariedade que faça, sustentadamente, as pontes sociais, cujos pilares nascem das múltiplas actividades desenvolvidos pelas associações que as comunidades portuguesas souberam fazer nascer.

Encorajo o movimento associativo para que coopere mais entre si e possa congregar melhores recursos para combater os focos de carência que eventualmente atinjam compatriotas. Este é o tempo de reunir instrumentos, de concentrar energias, para dar maior dimensão ao papel social dessas organizações, já de si relevantes, que o Estado português apoia qualitativamente.

Dentro das limitadas possibilidades económicas, também o país está a concentrar esforços no sentido de melhor apoiar essas organizações e os compatriotas a quem a vida deixou de sorrir, com extrema necessidade, residentes no estrangeiro, através de programas de carácter social cada vez mais abrangentes e reforçados financeiramente.

Vivem-se tempos de grande complexidade cujas respostas aos problemas muito beneficiarão do dinamismo e da positividade com que sempre os portugueses encararam o mundo nas mais adversas condições a que a Diáspora os desafiou. Nesta quadra, bem marcada pela fraternidade, pelo espírito de solidariedade, cuja principal representação nos transporta à reunião da família, importa despertar e mobilizar as consciências colectivas,

Renovo os desejos de Um Natal em paz a todos os portugueses e aos luso-descendentes e também a todos quantos, como os nossos militares e forças de segurança, no estrangeiro, desenvolvem serviço público para que os outros possam ver garantidos direitos de cidadania, paz e liberdade.

Boas festas e um próspero Ano Novo.


Mensagem do Embaixador de Portugal

Nesta quadra festiva, envio a toda a Comunidade de origem portuguesa em França uma mensagem de grande simpatia com os meus votos de que 2010 possa ser um ano em que todos encontrem o sucesso e a realização pessoal a que aspiram.

Há menos de um ano neste país, devo dizer que aprendi imenso com a dignidade e perseverança dos cidadãos portugueses e luso -descendentes que hoje constituem, em França, a maior Comunidade que Portugal tem no exterior. Nestes meses, tive o ensejo de poder encontrar, já um pouco por todo o país, muitos portugueses e luso-descendentes que, com grande lealdade, dão hoje o seu contributo à vida nacional francesa.

Para um representante diplomático, é altamente reconfortante ter uma Comunidade que é vista como uma das mais positivas e construtivas contribuições para o país que a acolhe. Da mesma maneira, é um orgulho verificar como esses portugueses continuam a sentir-se ligados a Portugal, num culto de memória que nos cumpre ajudar a manter. Neste particular, desejaria saudar, muito especialmente, as estruturas associativas portuguesas em França e os órgãos de comunicação social que actuam no seio da Comunidade.

O mundo dos portugueses em França mudou muito nas últimas décadas, em grande parte graças ao seu próprio esforço, noutra medida devido ao modo como a França os soube acolher. O resultado acabou por ser uma integração de sucesso, que tem como consequência o conjunto de oportunidades que hoje se abrem para as novas gerações, onde os casos de êxito pessoal e profissional são cada vez maiores.

Espero pode ajudar a contribuir, nos anos futuros, para que os cidadãos de origem portuguesa continuem a ver a sua Embaixada, bem como o conjunto das estruturas oficiais portugueses em França, como casas que lhes pertencem e das quais têm o direito de receber um serviço à altura das suas expectativas.

Termino reiterando a todos os votos de muito Boas Festas.

Francisco Seixas da Costa

Embaixador de Portugal em França

Message de I ‘Ambassadeur du Portugal

En cette période de festivités, j'aimerais adresser à toute la Communauté d'origine portugaise en France un message d'amitié et de sympathie et leur présenter à tous mes vœux sincères pour que l'année 2010 puisse leur apporter le succès et la réussite personnelle auxquels ils aspirent.

En poste dans ce pays depuis moins d'un an, je dois reconnaître avoir beaucoup appris avec la dignité et la persévérance des citoyens portugais et «luso descendants» qui constituent aujourd'hui en France la plus grande Communauté portugaise à l'étranger. Au cours de ces derniers mois, j'ai eu l'opportunité de rencontrer, déjà un peu partout dans le pays, de nombreux portugais et « luso-descendants » qui apportent aujourd'hui, avec une grande loyauté, leur contribution à la vie nationale française.

Il est hautement gratifiant, pour un représentant diplomatique, de pouvoir compter sur une Communauté considérée comme I' un des apports les plus positifs et constructifs dans son pays d'accueil. De la même manière, on ne peut que se sentir fier de constater combien ces portugais continuent à se sentir liés au Portugal, dans un culte de la mémoire que nous nous devons de contribuer à maintenir. Sur ce point, je souhaite saluer très particulièrement les structures associatives portugaises en France et les relais de la communication sociale agissant au sein de la Communauté.

Le monde des portugais en France a beaucoup changé au cours des dernières décennies, surtout grâce à leurs efforts, mais, dans une autre mesure, comme conséquence de l'accueil que la France a su leur prodiguer. Le résultat s'est avéré être une intégration réussie, qui aura permis un ensemble d'opportunités désormais ouvertes aux nouvelles générations où les exemples de succés personnel et professionnel sont croissants.

J'espère pouvoir contribuer, dans les années à venir, à ce que les citoyens d'origine portugaise continuent à considérer leur Ambassade, ainsi que I'ensemble des structures officielles portugaises en France, comme leur propre foyer desquels ils sont en droit d'espérer des services à la hauteur de leurs attentes.

A tous je réitère mes Meilleurs Veux.

Francisco Seixas da Costa

Ambassadeur du Portugal en France