29 de abril de 2010

Cartas de condução: Renovação obrigatória aos 50 anos ainda desconhecida por muitos automobilistas

Porto, 29 abr (Lusa) - Nas estradas portuguesas ainda há quem guie ilegalmente, supondo o contrário, por desconhecimento de uma lei já de 2005 que passou a exigir renovação das cartas de condução aos 50 anos.

Anteriormente, a primeira renovação era exigida aos 65 anos de idade.

"Temos detetado, de facto, algumas situações", admitiu hoje à Lusa uma fonte da GNR, explicando que as polícias não podem deixar de autuar mesmo quando se percebe que a infração se ficou a dever ao exclusivo desconhecimento da lei.

"Considero que a lei precisava de ser melhor publicitada", afirmou, por seu lado, o advogado Alberto Martins Dalte, que quarta feira conseguiu a absolvição, no tribunal da Maia, do seu cliente Júlio Pena, um dos automobilistas que se confessou surpreendido por esta alteração legislativa.

Júlio Pena tinha uma carta de condução válida até 2023, data que, conforme explicou, foi mantida em 2006 quando pediu uma segunda via, por ter perdido os documentos.

"A lei em questão, embora produzisse efeitos em 2008, foi publicada em 2005. Portanto, a validade da carta já devia estar corrigida para 2008, mas manteve-se em 2023", disse o condutor.

"Como então desconhecia a lei, estava convicto de que poderia conduzir até 2023 com aquela carta", acrescentou.

Em 17 de novembro de 2007, o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), sucessor da Direcção-Geral de Viação, garantiu ao Diário de Notícias que o organismo iria enviar cartas de aviso a todos os condutores que, na sequência da nova lei, viram antecipada a idade de renovação da carta.

No entanto, fonte não oficial da estrutura regional do Norte do IMTT garantiu à Lusa que o processo foi interrompido, tendo em conta a quantidade de condutores a notificar.

Os serviços centrais do IMTT, que todas semanas divulgam o número de cartas de condução requeridas e expedidas, não conseguiram fornecer à Lusa, em tempo útil, dados sobre a renovação de cartas por condutores que completaram 50 anos ou que ultrapassaram essa idade sem o fazer.

A lei que ainda está a apanhar desprevenidos muitos condutores, apesar de publicada em 2005 e aplicada três anos depois, obriga a uma primeira renovação das cartas de condução aos 50 anos de idade.

Os condutores têm uma tolerância de dois anos para se proceder à revalidação. Esgotado esse prazo, a lei impõe a submissão do condutor a novo exame prático de condução.

A legislação obriga também a uma segunda renovação da carta aos 60 anos de idade e mantém as revalidações dos 65 e dos 70 anos, bem como a obrigatoriamente de renovação de dois em dois anos para pessoas com 72 anos ou mais.

Contactado pela Lusa, o presidente da Via Azul - Associação Nacional dos Técnicos Examinadores de Condução Automóvel, José Bernardino, desvalorizou a falta de informação dos condutores quanto à lei que os obriga a revalidarem a carta de condução aos 50 anos.

Reconhecendo vantagens na antecipação em 15 anos da renovação de carta, considerou que o processo "peca por insuficiente", por se exigir "apenas" um atestado médico, além da tramitação burocrática.

"É bom que se exija mais cedo uma comprovação da sanidade mental e aptidão física, através do atestado médico, mas é insuficiente", frisou.

"Se obrigassem os condutores a fazerem uma formação, começava-se a incutir o hábito de formação contínua dos condutores", acrescentou.

Luso Jornal nº 254 de 28 de Abril de 2010

27 de abril de 2010

E para não esquecer...

Comandante Falcão de Campos testemunhou

Grupo coral NS de Fátima recebeu medalha do 25 de Abril

Músicos acompanharam o grupo coral

Exposição de fotografias tiradas no dia 25 de Abril de 1974

Capas dos jornais dos dias 25, 26, 27 e 28 de Abril

Público atento durante conferência

Vencedor quizz sobre o 25 de Abril



O Comandante Falcão de Campos entrega ao Sr. Adélio Capitão, vencedor do quizz, a medalha do 25 de Abril.



O vencedor, sorridente, com medalha, prémio e o boletim recompensado.

14 de abril de 2010

Comemorar o 25 de Abril em Nantes...


começa no sábado, dia 24 de Abril, na sala Vasco da Gama, Rue de la Révolution des Oeillets, em Nantes :










  • 14h30 : abertura das portas
  • 15h : projecção do filme da Inês de Medeiros "Cartas a uma ditadura"
  • 16h15 : "quizz" sobre o 25 de Abril de 1974
  • 16h30 : conferência sobre "l'Insurrection des capitaines et la chute de la dictature" por Joelle Molier, na presença do Comandante Falcão de Campos
  • 17h15 : testemunhos e debate
  • 18h : entrega dos prémios aos vencedores do quizz e do torneio de malhas
  • 21 h : serão poético, com declamação de poesias

Ao longo da tarde, um grupo coral interpretará 7 canções e a parte culminante será Grandola cantado por todos os participantes.

Também haverá animação musical com canções dos anos 70, e serão ouvidos os comunicados do MFA do dia 25 de Abril de 1974.

Na sala, 3 pequenas exposições : uma sobre fotografias tiradas nos dias 25 e 26 de Abril, outra sobre as primeiras páginas dos jornais de Lisboa nos dia 25, 26, 27 e 28 de Abril, a terceira de livros históricos, alguns deles já esgotados, sobre o 25 de Abril de 1974.

Stand de livros de autores portugueses.
No exterior da sala : haverá um torneio de malhas, com prémio ao vencedor, e petiscos portugueses.

Luso Jornal n° 252 de 14 de Abril de 2010

11 de abril de 2010

6 de abril de 2010

Vinhos: Vintages da Rozès distinguidos pela revista norte-americana "The Wine Advocate"

Porto, 6 abr (Lusa) - A prestigiada revista norte-americana “The Wine Advocate” elegeu recentemente dois vinhos do porto da Rozès - o Terras do Grifo Vintage 2007 e o Rozès Vintage 2007 - com 91 valores e 89 valores (em 100), respetivamente.

Num recente artigo daquela publicação, assinado pelo crítico de vinhos Jay Miller, o Terras do Grifo Vintage 2007 é apresentado como sendo um vinho intenso, que “oferece maior complexidade aromática, mais corpo no palato e uma personalidade aveludada, bastante rica”.

Jay Miller refere ainda que a estrutura deste vinho “sugere os 10 anos ou mais em garrafeira, estendendo-se o seu consumo até 2032”.

Não menos elogiado é o Rozès Vintage 2007 que, segundo o mesmo crítico, é “detentor de excelentes aromas de frutos pretos, especiarias e alcaçuz” e exibe, também, “alguma elegância no paladar, uma textura suave e boa personalidade”.

“Trata-se de mais um exemplo evidente de um vintage que deverá atingir o seu pico entre o 5º e 7º ano”, completa Jay Miller.

Os dois vinhos são oriundos de três quintas que a casa Rozès possui no Douro Superior. O Terras do Grifo é feito com uvas da Quinta do Grifo e o Rozès Vintage 2007 tem origem nas quintas da Camaneira e da Veiga Redonda.

Ambos foram provados “há relativamente pouco tempo, talvez há um mês”, de acordo com o diretor de produção da Rozès, Luciano Madureira, hoje ouvido pela agência Lusa.

A Rozès encontra-se em Portugal há 150 anos e pertence, desde 1998, ao grupo francês Vranken Pommery, número dois mundial de champanhe.

“The Wine Advocate” é uma revista bimestral, dirigida pelo conceituado crítico de vinhos Robert Parker, que reúne uma seleção dos melhores vinhos dos cinco continentes.

As avaliações apresentadas em cada edição são reconhecidas pelo seu rigor e exigência.

2 de abril de 2010

Turismo: Nova ligação Porto-Nantes vai aumentar a procura de franceses ao Norte

Porto, 02 abr (Lusa) - O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte considera que a nova rota da Transavia, entre o Porto e Nantes, vai aumentar a afluência de turistas franceses à região e permitir uma maior aproximação dos emigrantes.

Em declarações à Lusa, Melchior Moreira disse que "a ligação é fundamental, porque a região [francesa] do Loire é importante em termos de emigração e de procura turística da região Norte".

"Vai incentivar o crescimento em termos de procura turística do Norte num mercado que lidera a procura do Porto e Norte", afirmou, acrescentando que "o esforço da Entidade Regional de Turismo é possibilitar mais rotas para a região".

Segundo um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, os franceses representam 16,2 por cento dos turistas que chegam ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com a França liderar a lista de países emissores.

A companhia de baixo custo francesa Transavia faz hoje a primeira ligação entre o Porto e a cidade de Nantes, com dois voos semanais, e tarifas a partir de 50 euros.

Na conferência de imprensa para anunciar a nova rota, o presidente do conselho de administração da Transavia, Lionel Guérin, defendeu que "depois da ligação a Paris", a rota Porto-Nantes vai ser "uma das mais competitivas".

A operar em Portugal desde maio de 2007, altura em que inaugurou a ligação Porto-Paris, a 'low cost' francesa diz já ter transportado "mais de meio milhão de passageiros" nos cerca de 3.900 voos efetuados entre o Porto e Paris, com uma taxa de ocupação na ordem dos 78 por cento.

"Satisfeita" com estes resultados e, assumindo o seu "interesse no mercado nacional, com especial destaque para as regiões da Madeira e do norte de Portugal", a Transavia diz estar também "muito otimista quanto à performance das novas rotas [Porto-Funchal e Porto-Nantes]".

A Transavia é uma companhia de baixo custo francesa criada pelo grupo Air France KLM e pela Transavia.com Holanda que, entre 2008 e 2009, transportou 1,5 milhões de passageiros.

Luso Jornal n° 250 de 31 de Março de 2010