Em declarações à Lusa, Melchior Moreira disse que "a ligação é fundamental, porque a região [francesa] do Loire é importante em termos de emigração e de procura turística da região Norte".
"Vai incentivar o crescimento em termos de procura turística do Norte num mercado que lidera a procura do Porto e Norte", afirmou, acrescentando que "o esforço da Entidade Regional de Turismo é possibilitar mais rotas para a região".
Segundo um estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, os franceses representam 16,2 por cento dos turistas que chegam ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com a França liderar a lista de países emissores.
A companhia de baixo custo francesa Transavia faz hoje a primeira ligação entre o Porto e a cidade de Nantes, com dois voos semanais, e tarifas a partir de 50 euros.
Na conferência de imprensa para anunciar a nova rota, o presidente do conselho de administração da Transavia, Lionel Guérin, defendeu que "depois da ligação a Paris", a rota Porto-Nantes vai ser "uma das mais competitivas".
A operar em Portugal desde maio de 2007, altura em que inaugurou a ligação Porto-Paris, a 'low cost' francesa diz já ter transportado "mais de meio milhão de passageiros" nos cerca de 3.900 voos efetuados entre o Porto e Paris, com uma taxa de ocupação na ordem dos 78 por cento.
"Satisfeita" com estes resultados e, assumindo o seu "interesse no mercado nacional, com especial destaque para as regiões da Madeira e do norte de Portugal", a Transavia diz estar também "muito otimista quanto à performance das novas rotas [Porto-Funchal e Porto-Nantes]".
A Transavia é uma companhia de baixo custo francesa criada pelo grupo Air France KLM e pela Transavia.com Holanda que, entre 2008 e 2009, transportou 1,5 milhões de passageiros.