17 de agosto de 2011

Música: Livro "Fado de Portugal - 200 anos de fado" reúne história da canção com dois CD

Lisboa, 17 ago (lusa) – O livro “Fado de Portugal – 200 anos de fado”, de autoria de Samuel Lopes, que será editado a 05 de setembro, reúne “a informação essencial sobre esta canção referenciando as suas principais figuras”, disse o autor.
 
Samuel Lopes, editor discográfico, afirmou que o livro com dois CD surge pela “necessidade do mercado de uma obra que resuma a informação essencial sobre o fado não de forma académica nem com muitos detalhes técnicos, mas que fosse uma espécie de guia para os curiosos do fado”.

“Este trabalho reflete também a minha experiência enquanto editor [discográfico] nesta área. Sendo um resumo histórico do essencial do fado, procuro dar também uma perspetiva desta canção nos dias de hoje”, disse.

Além do fado de Lisboa, o livro, num total de 270 páginas, “inclui uma referência ao fado de Coimbra e, nos dois CD, apresenta-se uma audição mais clássica, de Augusto Camacho, e outra contemporânea, com a interpretação de ‘E alegre se fez triste’, por António Ataíde”.

Referindo-se aos 200 anos de fado, Samuel Lopes disse que "não há uma data precisa ou um acontecimento concreto" que marque o aparecimento do género, "até porque o fado não surgiu de um dia para o outro". "Julga-se que seja no início do século XIX que o fado terá surgido em Lisboa, e aproximadamente, 2011 coincide com 200 anos do fado”, defendeu.

Quanto às origens, o autor afirmou que o fado “nasceu em Lisboa, resultado de uma série de circunstâncias e fusões culturais e sociais”.“Surgiu no ambiente multicultural que caracterizava Lisboa”.

Hoje, sustentou, “o fado é mais aberto até porque é um género que não está encerrado em si, projeta influências e recebe influências. Tem, por exemplo, aproximações do jazz”.

Na sua história, o fado teve “momentos complicados, como aquele que se seguiu ao 25 de abril de 1974, e houve uma certa ostracização”.

Os CD dividem-se em “Fado Tradicional” e “Fado Contemporâneo”. No primeiro integram-se nomes como Amália Rodrigues, Mariana Silva, Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Argentina Santos, Carlos Ramos, Frutuoso França, Maria Amélia Proença, entre outros.

No segundo CD encontramos nomes como Mísia, Ana Moura, Carminho, Helder Moutinho e as estreias absolutas de Filipa Maltieiro, Miguel Ramos, Ana Margarida Pinto, Filipa Tavares, e de Natalia Juskiewicz que toca fado ao violino. A violinista polaca escolheu o tema “Com que voz”, do compositor Alain Oulmain.

Além do livro e dos dois CD, esta edição inclui um guia das casas de fado, tanto em Portugal, como no estrangeiro. Samuel Lopes descobriu que se canta o fado em São Paulo, no Brasil, Tóquio, Toronto, no Canadá, Amesterdão ou Genebra.